“Penso na Flip e em Paraty como um paraíso alucinante”

Por Alan Pauls *

A Flip foi o primeiro festival literário que fui convidado na minha vida. Tive uma impressāo estranha, quase alucinatória, à la Aldous Huxley, como se me tivessem transportado a um mundo paralelo em que  nāo houvesse nada mais importante do que um escritor. Todos os eventos funcionavam com lotaçāo maxima, as pessoas nos abordavam nas ruas para pedir autógrafos , as crianças apontavam para qualquer transeunte e perguntavam: “Este também é um escritor?”, toda a cidade estava lotada de banners com nome de escritores, títulos de livros, temas de debates… Até Coetzee sorria!. Nāo sei dizer quantos dias durou o festival. Parece que foram muitos, eternos. Em um momento, para me desintoxicar, aceitei passear de barco por algumas ilhas ao redor de Paraty. Com duas horas de passeio, já queria voltar. Precisava da minha dose, como se fosse um viciado. Alguém, de  bom coracāo, que ama os escritores de verdade, me fez repousar em um canto e me obrigou a contemplar este “mar” durante as seis horas seguintes. Me salvou a vida. Mas desde entāo (e isso que conheço muitos festivais literários), penso na Flip e em Paraty como um paraíso alucinante, que prova que é agradável ser escritor e que ao mesmo tempo seria difícil viver em um mundo somente de escritores.

* Alan Pauls é um escritor argentino, participou da Flip em 2007 e é autor de O Passado, A história do pranto, A história do cabelo entre outros.

5 Respostas to ““Penso na Flip e em Paraty como um paraíso alucinante””

  1. Margareth M. F. Tamberg Says:

    É apaixonante! Quero ir para Paraty, quero ir para a Flip!

  2. Denise Correa Says:

    Que mximo. Um dia ainda conseguirei ir a FLIP! Sempre acompanho de longe… lendo sobre… admirando… comprando os livros…

  3. Daysa Says:

    Alan Pauls, Paraty o convida para vir a outras Festas que não a Literária, e viver sensações diferentes nesta mesma cidade, mas que também retorne sempre a FLIP. Bem-vindo!!

  4. Vivian Says:

    Como leitora e amante da literatura, tambm preciso da minha dose de encantamento nesse evento alucinate!!
    Ansiosa…

  5. Samara Da Silva Says:

    Eu vou! Eu tenho o meu alojamento no Geko hostel e agora s preciso esperar!

Deixe um comentário

