“Lucio Cruz Convida Júlio Paraty”

 

Por Ana Liz Justo *

Neste sábado, 30 de Junho, às 20 horas, acontecerá a abertura da exposição “Lucio Cruz Convida Júlio Paraty”, no Atelier Lucio Cruz, que ficará até o dia 29 de julho. O encontro desses dois grandes artistas, certamente contribuirá para o enriquecimento do acervo artístico e cultural paratiense, e é uma oportunidade única de ver as expressivas obras desses dois artistas juntos.

Julio Paraty é um dos artistas-plásticos mais reconhecidos da região. O corpo de sua obra pode ser considerado uma documentação da cultura popular de sua terra, da qual ele inclusive adotou o sobrenome. É nela que ele encontra inspiração – em suas tradicionais festas, em seus casarios históricos, em seus santos e relicários.

Em mais de 40 anos de trabalho, Julio aprimorou seu olhar e sua linguagem. Nas palavras do cineasta Luiz Carlos Lacerda: “De um quase expressionismo figurativo representando o folclore paratiense de sua primeira fase, passou por uma consciente influência impressionista nas paisagens que serviram de pano-de-fundo ou emolduraram alguns de seus painéis hoje encontrados em coleções particulares espalhadas pelo mundo, em geral reproduzindo a procissão da Festa de São Pedro ou a trezentista Festa do Divino Espírito Santo…” “…A pintura desse artista forjado fora das academias, mas na dedicação diária ao seu cada vez mais refinado trabalho, chegou a um requinte de detalhes só encontrado nos santos retratados pelas melhores Escolas da hisória da Arte”.

Seu talento é reconhecido dentro e fora de Paraty, e já foi exposto pelo Brasil e na Europa. Lucio é paratiense, e um dos artistas-plásticos mais reconhecidos da região. Suas obras, elaboradas em papel machê e coloridas com tinta acrílica, são inspiradas na cultura popular, nas festas tradicionais da cidade (profanas e religiosas), e nas formas das pessoas de sua terra.

Seu trabalho tridimensional emociona pela resignação nas expressões das figuras representadas, e pelas cores vibrantes, que transmitem a alegria e simplicidade de seu povo.

Filho de nossa terra e nascido em uma família tradicional de Paraty, Lucio teve acesso ao patrimônio cultural da cidade desde muito pequeno. As festas tradicionais despertavam especialmente sua atenção, e ainda na infância ele aprendeu a técnica de papel machê, fazendo máscaras para os foliões que saíam nos blocos para abrir o carnaval.

Como artista, Lucio sempre buscou aprimorar seu olhar e ampliar seu conhecimento, e foi com esse intuito que morou por um período em Pernambuco e na Bahia, onde reforçou sua temática principal na representação das manifestações da cultura popular.

Todo esse talento pode ser visto em várias partes do mundo, já que suas obras são algumas das imagens mais utilizadas na divulgação da cidade, como referência em destino cultural do país.

O Atelier Lucio Cruz fica na Rua Dona Geralda, S/N, e a exposição ficará em exibição até o dia 29 de Julho. 

 

Anúncios

Uma resposta to ““Lucio Cruz Convida Júlio Paraty””

  1. Margareth Mendes Franzon Tamberg Says:

    Gostaria de saber quais os dias e horários de funcionamento do atelier, gostaria de conhecer estes trabalhos. Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: