A Festa do Divino sob o olhar dos jovens de Paraty

Image

por Gabriela Valdanha

A Festa do Divino reúne todos os anos devotos e curiosos em Paraty no mês de maio. Neste ano, no entanto, nos dias 18 e 19 de maio ela atrairá também jovens da própria cidade que irão participar da oficina fotográfica Paraty, suas festas, sua gente, coordenada por Walter Craveiro e Lucia Caetano. Como o número de inscrições ultrapassou o esperado – as 20 vagas passaram a ser 54 – os fotógrafos Antonia Moura, Daniel Ferenczi e Matheus Augusto foram convidados para acompanhar os alunos. Desde a primeira edição da Flip, Craveiro clica os melhores momentos do evento e, segundo ele, o objetivo é que os adolescentes documentem a própria experiência dentro da festa.

Num primeiro momento os jovens se reunirão para uma rápida aula de noções teóricas, o que inclui conhecer os equipamentos. Dividida em grupos, a turma percorrerá pontos chaves da cidade praticando a técnica da street photo, que diz respeito tanto às imagens feitas em movimento quanto a abordagem de pedestres para fotos posadas. Os conceitos trabalhos por Craveiro são os da educomunicação: “queremos levar para os jovens o conhecimento técnico da linguagem fotográfica, para que eles desenvolvam um domínio critico das ferramentas e possam produzir e interferir na comunidade”, conta o fotógrafo.

Desde 2009 Walter Craveiro participa da ONG Instituto Asas e, em parceria com a jornalista Lucia Caetano, realiza oficinas para jovens em São Paulo. Ainda neste mês iniciarão um novo projeto em escolas públicas com adolescentes fotografando o universo escolar. Craveiro revela que deseja fazer o mesmo com os jovens em Paraty: “essa oficina é apenas um piloto”, conta o fotógrafo e completa: “queremos fazer encontros esparsos, ver o desenvolvimento e o envolvimento com a linguagem fotográfica deles para, no final do processo, escolher jovens para participar da Flip no nosso time de fotógrafos”.

Alguns jovens de Paraty são responsáveis pelo blog da FlipZona, mas a relação com a Flip ainda era distante. Craveiro pretende aproximar tais experiências, democratizar a linguagem fotográfica e permitir que os jovens atuem profissionalmente no futuro. Para Craveiro, esse é um grande passo para a festa: “são jovens formados dentro da Flip, que precisam ter um contato mais intenso com ela. Para mim também é uma novidade, já que o projeto envolve um grau de relacionamento maior com o evento.”

Sobre Walter Craveiro

Com graduação em história e jornalismo e especialização em fotografia e mídia, Walter Craveiro atua no mercado fotográfico editorial há mais de vinte anos. Colaborador especial de publicações voltadas ao turismo, como as revistas Próxima Viagem; Vacances; Viagem e Turismo; e Náutica, o fotógrafo produz extensas matérias sobre os principais destinos turísticos do planeta, tendo feito coberturas em locais como Ilhas Fiji, Dubai, Canadá, Caribe, Sul da França, Emirados Árabes, hotéis da Selva da Amazônica e Londres, esta última escolhida pela União Européia como uma das melhores fotorreportagens sobre os países do continente europeu em 2008. Como voluntário, desde 2009 ministra oficinas de fotografia para jovens pela ONG Instituto Asas. Atuou também como professor de técnicas digitais da Faculdade de Fotografia do Senac e do IED – Istituto Europeo di Design.

Sobre Lucia Caetano

Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e Pós-Graduada em Comunicação Jornalística pela PUC-SP, Lucia Caetano tem se dedicado ao jornalismo voltado ao mercado de turismo desde 1990. Foi editora-chefe da revista Vacances, publicação pioneira no tratamento diferenciado à cobertura de destinos turísticos, com textos assinados por jornalistas, autores e viajantes renomados e fotos de altíssima qualidade, que lançaram um novo patamar de qualidade para as revistas de turismo brasileiras. Participou do projeto gráfico-editorial da revista Business Travel, dirigida às viagens de negócios. Atuou também como repórter especial em publicações da área, como a revista Próxima Viagem, em que faz reportagens sobre os destinos turísticos que visita. Como voluntária, desde 2009 coordena oficinas de Jornalismo para jovens carentes pela ONG Instituto Asas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: