A melhor da festa

 

Carlos Drummond de Andrade

por Giovana Damaceno* 

Pelo que conheço de Paraty – e conheço bem – a poesia de Drummond combinou perfeitamente com a atmosfera da cidade, na Flip 2012.

De todas as mesas de debates que assisti, extasiei com “Drummond – o poeta moderno”, na qual Alcides Villaça e Antônio Carlos Secchin mergulharam fundo em duas obras e nos levaram junto. Mediada por Flávio Moura, deveria ter sido programada para a abertura da festa, tamanha a qualidade do papo e a emoção que provocou no público.

Após as leituras de “O elefante”, por Villaça, e de “Áporo”, por Secchin, seguiu-se uma exegese dos dois poemas, que só poderia mesmo ter sido feita por dois acadêmicos de porte, estudiosos e apaixonados pela obra de Drummond. “Ler uma poesia e gostar é muito pouco. É preciso conhecer a profunda pesquisa que o autor faz, até o que imagina virar versos”, disse Secchin sobre a explicação surpreendente das quatro estrofes de “Áporo”.

Em tempo: a leitura de poemas Drummond na abertura de todas as mesas foi uma grata surpresa.

*Giovana teve seu texto selecionado a partir da ação que iniciamos em nosso Facebook, na terça-feira passada, 28/5. A ideia era que os interessados enviassem relatos da melhor discussão literária que já presenciaram na Flip. Os outros textos escolhidos serão publicados no blog ao longo do mês.

Anúncios

Uma resposta to “A melhor da festa”

  1. sandra da rocha marmo de oliveira Says:

    A escolha de Giovana foi perfeita. Concordo plenamente que essa foi a melhor mesa da FLIP 2012, embora nem tenha assistido todas. Considero um privilégio poder encontrar numa mesma mesa estudiosos do nível de Alcides Vilaça e Antonio Carlos Secchin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: