Jorge sempre Amado

Jorge Amado

por Gabriela Misael*

Na Edição de 2012 da Flip, o escritor baiano, João Ubaldo e o autor Walcyr Carrasco falaram sobre um dos autores mais relevantes no cenário cultural brasileiro, Jorge Amado. A mesa foi em comemoração ao centenário do autor.

João Ubaldo esmiuçou detalhes de sua amizade, falou da influência de Amado na representação das minorias, a ligação com a política, sobretudo com ACM e ainda, contou sobre a fama de galanteador e ao mesmo tempo do temor pelo ciúme da esposa, Zélia.

“Não consigo falar em tão pouco tempo sobre uma pessoa tão importante como foi  Jorge Amado. Mas podemos dizer que antes dele não se havia falado em negros e sobre o povo brasileiro com personagens e elementos tão claros e verdadeiros”, disse Ubaldo.

E como foi bom ouvir falar de Gabriela, aquela que inspirou meus pais a me nomearem e do Cravo e da Canela, tatuados em minha nuca. “Apesar de não seguir na íntegra, estou sendo fiel a Jorge Amado porque tudo é inspirado em sua obra”, explicou Carrasco sobre a novela global.

Os convidados falaram também sobre regionalização cultural e sobre a importância que os educadores têm no despertar para a literatura em sala de aula. “Não pode ser de maneira chata. A leitura e explicação dela precisam ser prazerosas”, aconselhou Ubaldo.

* Gabriela teve seu texto selecionado a partir da ação que iniciamos em nosso Facebook, no dia 28 de maio. A ideia era que os interessados enviassem relatos da melhor discussão literária que já presenciaram na Flip. Os outros textos escolhidos serão publicados no blog ao longo do mês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: