Conferência de Abertura | A genialidade de Millôr está na infinidade de estilos

Na Conferência de Abertura da Flip 2014, o crítico de arte Agnaldo Farias explora o trabalho de Millôr Fernandes como desenhista

Agnaldo Farias

Agnaldo Farias na Conferência de Abertura da 12a. Flip, nesta quarta-feira (30) / Foto: Walter Craveiro

“Enfim um escritor sem estilo!” A frase, escrita por Millôr Fernandes como ilustração de um desenho, serviu ao crítico de arte Agnaldo Farias para pontuar a versatilidade de Millôr como desenhista, pintor e cartunista na Conferência de Abertura da Flip 2014. A apresentação teve como tema o valor da obra de Millôr Fernandes para a arte brasileira e envolveu comparações com artistas como Paul Klee, Pablo Picasso, Joan Miró e Iberê Camargo.

Segundo o crítico, o trabalho de Millôr Fernandes como ilustrador e desenhista é menos valorizado do que a vertente de humorista e pensador sofisticado. “O filósofo francês Edgar Morin diz que o século 20 é o século da imagem, mas o Brasil ainda não percebeu isso em pleno século 21. Somos analfabetos em termos de imagem, como se linguagem visual fosse tributária da linguagem verbal”, diz o crítico.

“O que é Millôr? Um enigma, que passeou por todos os estilos e todas as linguagens”, define Farias, para quem a fecundidade de Millôr é fruto de seu trabalho quase obsessivo, do mundo de referências que era capaz de evocar e do grande número de técnicas que dominava. “Tantas são as ideias quanto as técnicas para desenvolver as ideias”, resume.

Apresentando uma série de desenhos realizados por Millôr, Farias demonstrou a capacidade que o artista tinha de investigar os materiais e os temas ao mesmo tempo, sempre com humor. E o humor era, também, uma manifestação de sua erudição. “ O poder do humor é a pluralidade do mundo, o mundo que existe dentro de nós, porque nós o inventamos”, diz o conferencista, e complementa: “Todo humorista é em última análise aquele que vê o outro lado das coisas, como o menino que vê o rei nu”.

(Diego Viana)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: