Mesa 2 | 12a. Flip debate nova literatura russa

Relação de autores contemporâneos, o romance do século 19 e a história política recente permearam a conversa

Bruno Gomide faz mediação de conversa entre Elif Batuman e Vladímir Sorókin nesta quinta-feira (31) / Foto: Walter Craveiro

Bruno Gomide faz mediação de conversa entre Elif Batuman e Vladímir Sorókin nesta quinta-feira (31) / Foto: Walter Craveiro

O curador da 12a. Flip, Paulo Werneck, abriu a terceira mesa do dia celebrando a “alegria de ouvir o idioma russo pela primeira vez nessa tenda.” Primeiro autor da Rússia na história da festa, Vladímir Sorókin entusiasmou o público ao ler trechos de sua peça teatral “Dostoievski-Trip” e debater a tradição literária do país com a crítica norte-americana Elif Batuman.

“A literatura russa tem uma reputação trágica, principalmente fora da Rússia. O humor é mais difícil de traduzir”, disse Batuman, autora de Os Possessos (Ed. LeYa). Sorókin mostrou seu lado bem humorado, mas também lembrou da dificuldade de escrever nos tempos do regime soviético: “A literatura foi proibida e nós escrevíamos para guardar na gaveta. Escrevíamos para os amigos ou com a esperança de ser publicados nos exterior (…) No estado totalitário não tem oposição, tem dissidentes. Na Rússia, infelizmente isso está retornando.”

Os dois autores também falaram de suas experiências paralelas à literatura – a de Batuman como jornalista (a chamada não-ficção é um grande campo de atuação para escritores nos Estados Unidos) e a de Sorókin como roteirista. “O cinema, para mim, é muito importante. É uma possibilidade de trocar a pele, renovar o sangue literário”, disse.

(Gabriela Longman)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: