Mesa 5 | “Os passáros voam porque não têm ideologia”

Encontro relembra frases e casos antológicos de Millôr Fernandes, homenageado da 12a. Flip

O mediador Hugo Sukman, Claudius, Sérgio Augusto e Cássio Loredano em mesa sobre Millôr nesta sexta-feira (1) / Foto: Walter Craveiro

O mediador Hugo Sukman, Claudius, Sérgio Augusto e Cássio Loredano em mesa sobre Millôr nesta sexta-feira (1) / Foto: Walter Craveiro

Um humor universal e ao mesmo tempo profundamente carioca. Relembrando a convivência com Millôr Fernandes, três nomes fundamentais da imprensa e da vida cultural do Rio de Janeiro sentaram juntos para recuperar frases, ilustrações e casos do Guru do Méier numa mesa especialmente divertida.

Claudius trabalhou com Millôr no Pif Paf e foi um dos fundadores do Pasquim em 1969. “Eram mais de 200 mil exemplares vendidos sem que os militares se dessem conta do que estava acontecendo ali”, lembrou. “A imprensa tinha tirado gravata e paletó e estabeleceu uma cumplicidade com o leitor que acho que nunca mais existiu. “

“Mas ele [Millôr] já era perigoso muitos antes de 1964”, bem lembrou o mediador Hugo Sukman. De fato, amigo próximo de Millôr, o jornalista Sérgio Augusto recuperou memórias de uma viagem que fizeram juntos a Minas Gerais e contou, entre outros casos, dos problemas que o humorista arranjou provocando duas primeiras damas – Jacqueline Kennedy e Sarah Kubitschek.

Cartunista, Cássio Loredano trabalha com o acervo de Millôr, pertencente ao IMS. Ao longo da mesa, leu trechos de textos do homenageado e fez questão de frisar a agilidade com que o mestre pensava, desenhava, respondia. “Um sujeito chegou para ele e falou: ‘Millôr, escreve para mim uma bobagem’. Ao que ele retrucou: ‘Pode começar a ditar.” Em diferentes circunstâncias, os três lembraram ainda da importância do humorista como um vigilante da gestão pública, com um olhar crítico que não poupava partidos ou orientações políticas. “Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela é de direita”, cravava com sabedoria.

(Gabriela Longman)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: