Mesa 6 | Almoço grátis existe, sim

O jornalista e escritor Michael Pollan, autor de Regras da Comida e Cozinhar, revela as dimensões econômica, política e social do gesto simples de comer

Michael Pollan em mesa literária dessa sexta-feira (1) / Foto: Walter Craveiro

Michael Pollan em mesa literária dessa sexta-feira (1) / Foto: Walter Craveiro

Uma fazenda verdadeiramente sustentável é aquela que sabe aproveitar a simbiose entre os diferentes animais e vegetais para, ao final de um ciclo produtivo, entregar uma terra ainda mais fértil do que no início. O argumento é do jornalista e escritor americano Michael Pollan, que defende que “pensamos que nossa relação com a natureza é de soma zero, ou seja, que temos de tirar algo dela para obter o que queremos. Isso não é verdade”.

Pollan passou a última década estudando a cadeia de produção alimentar, da produção na terra até o efeito da comida no corpo humano. Nos livros Regras da Comida e o mais recente Cozinhar (ambos pela Editora Intrínseca), o autor mostra como a consciência democrática está intimamente associada à experiência das refeições familiares.

“Esse é o berçário da democracia, porque aprendemos na mesa a compartilhar, a escutar, a debater sem brigar. Onde mais, numa casa, temos essa experiência?”, resume, lamentando que isso esteja sendo perdido para refeições apressadas e industrializadas.

Tendo vivido dentro de uma fazenda do Estado americano da Virgínia para as pesquisas que resultaram em seus livros, Pollan compreendeu que a agricultura sustentável envolve o aproveitamento de relações que existem dentro da natureza e são mais eficientes do que organismos transgênicos, pesticidas e outras criações industriais.

Com isso, é possível não apenas aumentar a produtividade, mas gerar os próprios insumos do solo que permitem mais agricultura, em vez de esgotá-lo. “Ao contrário do que se acredita, o almoço grátis existe, sim. Mas teríamos de saber cozinhá-lo”, afirma, polemizando com a célebre frase cunhada na época da depressão nos EUA.

(Diego Viana)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: