Mesa bônus | Da amizade e além

Mathieu Lindon e Silviano Santiago falaram sobre suas relações intensas com Michel Foucault e Ezequiel Neves

Paulo Robert Pires mediou a conversa entre Mathieu Lindon e Silviano Santiago na última mesa desta quinta-feira (31) / Foto: Walter Craveiro

Paulo Robert Pires mediou a conversa entre Mathieu Lindon e Silviano Santiago na última mesa desta quinta-feira (31) / Foto: Walter Craveiro

Encerrando o segundo dia da Flip, a mesa bonus “Por que era ele, por que era eu” juntou dois autores que escrevem sobre amizades decisivas. Jornalista francês, Mathieu Lindon conviveu por seis anos com Michel Foucault. Seis anos que, segundo ele, definiram sua própria noção de juventude.  “Havia algo de evidentemente jovem nele, uma juventude que emanava de sua presença e de sua conversa.” Era a Paris dos anos 70, com drogas e a aparição da Aids.   

Enquanto isso, na Belo Horizonte dos anos 50, Silviano Santiago conheceu Ezequiel Neves, os dois jovens tentando descobrir a vida por meio da experiência –  em particular da experiência artística.

“Eu tenho muita dificuldade de me refletir no outro. A própria ideia de amizade para mim não é uma ideia de tranquilidade, ela não traz nenhum equilíbrio. Pelo contrario, ela deve me desequilibrar. Foi isso que me encantou no Zeca, ele não correspondia à imagem que eu tinha de mim mesmo”. A partir daí, a relação duraria mais de cinco décadas.“A amizade vai ser construida em cima da frustração amorosa. Em cima de um coração que não tem entrada no outro coração e fica parado no ar, na contemplação.”

(Gabriela Longman)

Deixe um comentário

