FlipMais | A importância da poesia

Leitura de poemas norteou discussão sobre a importância da leitura desde cedo

Luís Dill, Volnei Canônica, Ninfa Parreiras, Simone Monteiro de Araújo e Flávio Araújo em mesa da FlipMais nesta sexta-feira (1) / Foto: Walter Craveiro

Luís Dill, Volnei Canônica, Ninfa Parreiras, Simone Monteiro de Araújo e Flávio Araújo em mesa da FlipMais nesta sexta-feira (1) / Foto: Nelson Toledo

Lançado na Flip em 2009, o Movimento por um Brasil Literário trabalha com o direito a uma literatura de qualidade. Responsável pela primeira mesa da FlipMais desta sexta-feira, a entidade reuniu poetas, professores, bibliotecários e outros interessados para um encontro em torno da importância da poesia e um debate sobre os futuros leitores que se quer formar. 

Um por vez, os cinco participantes da mesa –  Flávio Araújo, Luís Dill, Ninfa Parreiras, Simone Monteiro de Araújo e Volnei Canônica – leram poemas que lhes foram importantes na infância e formação, com uma predominância bastante notável de Cecília Meireles. Para além da leitura, surgiram histórias pessoais de relações literárias com pais, professores e educadores. 

Paratiense e filho de pescador, o poeta Flavio Araújo leu “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade, e lembrou dos gibis e livros que roubava da biblioteca da escola. Mais adiante, entregava marmitas, lamentando não assistir às mesas da Flip em sua cidade. “A poesia serve para nos tornar infratores daquilo que nos delimita”, disse, emocionando a platéia. 

Os versos de “Pardalzinho” de Manuel Bandeira e de “Biblioteca Verde” de Drummond também soaram na Casa da Cultura, frisando a importância do acesso amplo aos livros desde cedo. “Ser ou não ser um leitor tem que ser uma escolha”, lembrou Volnei, que leu “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles. 

(Gabriela Longman)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: