FlipMais | Em nome do pai

Encontro relembra vítimas dos anos de chumbo da ditadura e questões mal resolvidas do presente

Marcelo Rubens Paiva participou de conversa com Ivo Herzog mediada por Zuenir Ventura nesta sexta-feira (1) / Foto: André Conti

Marcelo Rubens Paiva participou de conversa com Ivo Herzog mediada por Zuenir Ventura nesta sexta-feira (1) / Foto: André Conti

Por que é importante recontar sempre a história sombria da ditadura?  De que maneira o passado ainda ecoa no presente? Qual o impacto dos anos de chumbo na esfera pessoal da família Herzog e da família Rubens Paiva?

Filhos de pais famosos, Ivo Herzog e Marcelo Rubens Paiva preferiam ter pais anônimos. Enquanto Vladimir foi torturado até a morte e dado como suicida pela versão oficial, o corpo do deputado Rubens Paiva desapareceu sem vestígios. Por anos a família se perguntava se estaria morto ou vivo.

A mobilização da imprensa em torno do assassinato de Herzog, os militares que prometiam o aparecimento de Rubens Paiva em troca de dinheiro e a coragem das duas esposas – Clarice e Eunice – para lidar com a vida que seguia foram alguns dos temas que surgiram no debate. 

“Fui me alistar pro exército e é preciso preencher uma ficha dizendo se o pai está vivo ou morto. Deixei em branco. Quando vieram tirar satisfação, fui bem provocativo: pergunta para o seu comandante que ele deve saber melhor que eu”, lembrou Rubens Paiva. “Nossos pais foram vítimas. Os mártires, os heróis foram as mulheres”, disse Ivo, evocando o processo que sua mãe moveu contra a União e que venceu em 1978, ainda durante a ditadura. 

Mediada por Zuenir Ventura, a conversa concentrou-se nas lembranças, mas também nas similaridades e diferenças entre o passado e o presente. “Desde que acabou a ditadura a polícia já torturou e matou mais de 10 mil pessoas”, frisou Rubens Paiva, com o reforço de Hezog de que o Brasil é quarto país com mais jornalistas assassinados só neste ano. O caso Amarildo não deixa de guardar semelhanças com as histórias nesta noite relatadas.

(Gabriela Longman)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: