Encerramento | Um apelo a defender a floresta

Após a mesa de encerramento da Flip, líder Yanomami Davi Kopenawa discursa a respeito das ameaças de morte que ele e seu povo vêm recebendo na Amazônia

davi

O apelo de um defensor da floresta ameaçado de morte encerrou a 12a. edição da Flip neste domingo. O líder Yanomami Davi Kopenawa, que havia pedido a palavra à organização da Flip nesta tarde, subiu ao palco da Tenda dos Autores logo após a mesa “Livro de Cabeceira”, roda de leitura que tradicionalmente fecha o evento, e discursou sobre a invasão das terras indígenas da Amazônia, demarcadas segundo a Constituição Federal, por fazendeiros e garimpeiros, com a anuência do poder público.

Kopenawa deixou claro que ameaças dessa ordem, na Amazônia, não raro são cumpridas. “Eu não quero repetir o que já aconteceu. Estou lembrando de meu amigo Chico Mendes. Meu amigo já morreu”, disse. “Os fazendeiros já mataram ele. Os garimpeiros, políticos, já mataram meu amigo, que lutava e defendia a floresta.”

O líder e pajé prosseguiu com seu discurso mencionando a discriminação usual contra os povos indígenas. “Eu sou Yanomami, então não sou bicho. Eu sou gente, sei falar, sei lutar, sei reclamar, sei defender o nosso país, sei proteger nossa montanha, nossa floresta, nossa saúde. Eu sou assim”, declarou.

“Aqui tem pessoas de todo o Brasil e do mundo inteiro. Nunca vi tantas pessoas reunidas e isso me emociona”, afirmou o pajé Yanomami. “Se vocês não ajudarem o povo indígena, o mundo não vai funcionar bem. E a floresta é o que nos protege, para não ficar quente demais, para que nós e nossos filhos possamos continuar vivendo”, concluiu.

(Diego Viana)

Deixe um comentário

