Deslocamentos de vida e linguagem

Diego Vecchio e Saša Stanišić conversaram sobre suas convergências na vida e na literatura

Diego Vecchio e Saša Stanišić conversaram sobre suas convergências na vida e na literatura (foto de Walter Craveiro)

O que um escritor bósnio radicado na Alemanha e um argentino vivendo há mais de vinte anos na França têm em comum? Mapeando pontos de conexão entre dois universos semelhantes – a vivência de guerra na infância, os deslocamentos de vida e de linguagem –, a mesa “De Micróbios e soldados” reuniu os ficcionistas Diego Vecchio e Saša Stanišić.

Ao comentar Micróbios, livro recém-lançado no Brasil, Vecchio citou a relação que estabeleceu com o universo médico. “Não sei se posso me considerar hipocondríaco publicamente, mas sempre que escrevo um livro me mimetizo com o tema. Havia tantos personagens doentes, tantos micróbios, tantos doentes na narrativa, que comecei a ter uma sensibilidade. Tomava friagem e vivia isso de forma exagerada”, contou. “Há um grande ponto em comum entre o hipocondríaco e os escritores, que é a imaginação.”

Saša contou da dificuldade que teve em lidar – psicologicamente e literariamente – com a experiência da guerra. Mencionou também sua incapacidade de escrever romances usando a língua natal, que chamou de “a língua da guerra”, tendo adotado desde o início o alemão. “Ainda que eu estivesse lá quando as granadas caíram, não consigo compreender que isso de fato aconteceu comigo”, contou.

O escritor foi premiado na Feira de Livro de Leipzig em 2014, por seu livro Antes da Festa, que se passa numa aldeia da Alemanha em vias de desaparecer. “Existem vilarejos assim no mundo todo. Eu estava interessado nas pessoas que, ao contrário da maioria, ficam. Nas que ainda querem fazer alguma coisa, nas que lutam contra seu próprio desaparecimento.” Segundo o autor, quando os lugares já não existem, cabe à literatura, de certa maneira, mantê-los vivos, reinventá-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: