O Brasil como personagem

Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling deram uma aula vigorosa sobre o Brasil (foto de Walter Carvalho)

Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling deram uma aula vigorosa sobre o Brasil (foto de Walter Carvalho)

Percorrendo os meandros da história do Brasil, a mesa bônus com as historiadoras Heloisa M. Starling e Lilia M. Schwarcz transcorreu como uma aula sobre os grandes temas que repercutem na identidade nacional.

Autoras do recém-lançado Brasil: uma biografia, a dupla estruturou uma conferência em torno de dois tópicos que atravessam os séculos: a escravidão como um sistema estruturante da sociedade brasileira e os vários significados assumidos pelo conceito de liberdade ao longo do tempo.

Em falas corridas, Lili dedicou-se ao primeiro tema, enquanto Heloisa explanou sobre o segundo, numa reflexão que se traduziu em episódios históricos, dados numéricos, citações e imagens.

“História é prática de lembrar, mas também é prática de esquecer. Nossa narrativa é feita de muitos esquecimentos”, ponderou Schwarcz, logo no início de sua fala, entrando depois em detalhes sobre tráfico negreiro, comércio de escravos, movimentos de resistência e resquícios desse sistema na contemporaneidade. “A escravidão foi mais que um sistema de econômico. Criou um mundo de disfarces e negociações para lidar com a própria violência.”

Heloisa frisou que “a república tem dois grandes inimigos: um é o patrimonialismo, o outro é a corrupção”. Abordou momentos como o Estado Novo ou o processo de redemocratização, citando lutas por direitos e conquistas que culminaram na Constituição de 1988. “Mário de Andrade tinha razão: o Brasil arromba mesmo qualquer concepção que a gente faça dele”, emendou, elencando dualidades e paradoxos que são parte do dia a dia do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: