Jornalismo de guerrilha

Ioan Grillo e Diego Osorno dissecam a metodologia dos cartéis mexicanos (Walter Craveiro)

Ioan Grillo e Diego Osorno dissecam a metodologia dos cartéis mexicanos (foto de Walter Craveiro)

Investigar a questão do narcotráfico para além do noticiário policialesco é a missão que une os jornalistas Diego Enrique Osorno e o Ioan Grillo. Trabalhando especialmente com a conjuntura mexicana, os dois procuraram apresentar o tema dentro de uma perspectiva ampla, envolvendo política, economia, saúde, sistema judiciário e uma rede complexa que costura principalmente Europa, Estados Unidos e América Latina.

“Não há romantismo, o poderoso chefão não existe mais. Hoje é capitalismo puro. A máfia é uma empresa mergulhada nas dinâmicas onde opera”, resumiu Osorno. “No México, existem seis ou sete cartéis de drogas e todos têm na cúpula chefes de Estado, sem exceção. O narcotráfico não enfrenta o Estado, o narcotráfico tenta trabalhar junto com o Estado”, completou.

Grillo citou a violência envolvendo milhares de pessoas executadas, desaparecidas, torturadas, detidas, mas se diz esperançoso com as dimensões que as experiências e discussões envolvendo a descriminalização das drogas vêm ganhando em diferentes partes do mundo. “Vivemos uma era histórica. O debate transformou-se massivamente. Para a maior parte dos políticos, era impossível até mesmo falar em legalização há quatro ou cinco anos.”

Os dois foram convidados de última hora para ocupar o horário que estava destinado ao jornalista Roberto Saviano. O italiano não recebeu autorização dos responsáveis por sua segurança para viajar e por isso cancelou sua vinda. Antes do início da mesa, foi exibido o trecho de um vídeo enviado pelo próprio Saviano (assista aqui) à organização da Flip, lamentando sua ausência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: